| 
     | 
   | 11/05/2011   Mágoa
 Pároco de Canindé cria polêmica sobre escolha de sede do HRSC
 
 “É bom   que a população de 18.085 habitantes (de Madalena) já comece a se acostumar   com a estrada para Quixeramobim” diz religioso de Canindé.
 
 O Pároco e presidente da Sociedade Hospitalar São Francisco, de Canindé, Frei   João Amilton dos Santos, está inconformado com a escolha do município de   Quixeramobim para sediar o Hospital Regional do Sertão Central. O religioso   participou de um programa de rádio numa emissora de Canindé na manhã da   terça-feira, 10, onde o principal alvo foi o município de Madalena, através   do Executivo e do Legislativo municipal, que votaram no município de   Quixeramobim, em detrimento às pretensões de Canindé de sediar o equipamento   a ser construído pelo Governo do Estado.
 
 Segundo informações do blog da Rádio Jornal de Canindé, (http://jornalismo540.blogspot.com), Frei Amilton teria afirmado que o “atendimento   aos pacientes de Madalena a partir de hoje terão critérios”, que serão   estabelecidos pelo Conselho Hospitalar do Hospital São Francisco. “Sou o   presidente da Sociedade Hospitalar São Francisco e agora vamos exigir   respeito pelo nosso trabalho na região’’, enfatizou o Frei, que justifica seu   descontentamento por Canindé não ter obtido os votos da Câmara e do Prefeito   de Madalena. “Todas as questões relacionadas aos atendimentos de urgência,   emergência, hemodiálise, exames, saúde preventiva de Madalena são feitos em   Canindé”, afirmou o Frei.
 
 O religioso foi enfático ao afirmar que pacientes oriundos do município de   Madalena não terão atendimento prioritário naquela unidade de saúde: “as   causas de saúde da cidade (Madalena) ficarão para último plano. Não irei   admitir esse tipo de tratamento”.
 
 Em sua fala, o franciscano se diz traído e demonstra rancor, na forma de   ameaça à população de Madalena: “É bom que a população de 18.085 habitantes   de Madalena já comece a se acostumar com a estrada para Quixeramobim, porque   em Canindé só em último caso” disse.
 
 Na manhã desta quarta, 11, o assessor de comunicação da Prefeitura de   Madalena, Chico Almir, publicou em seu blog uma nota de repúdio ao   posicionamento do franciscano, que optamos por publicar na íntegra:
 
 “Abro mão neste momento da condição de responsável oficial pela Comunicação   Social da Prefeitura de Madalena, para falar como simples cidadão   madalenense, cristão e temente a Deus, assim como os demais 18.087 habitantes   do município que estão ameaçados de retaliações por parte do Frei João   Amilton dos Santos, que além da igreja, comanda o hospital de Canindé.
 
 Segundo foi publicado na imprensa de Canindé, o religioso declarou estar   revoltado com as autoridades de Madalena e com o Conselho de Saúde, que   optaram pela construção do HRSC em Quixeramobim. Em tom de revolta o Frei   afirmou que serão tomadas medidas drásticas e que pacientes de Madalena só   serão atendidos em último caso, e que estes deverão procurar o caminho de   Quixeramobim.
 
 Somos sabedores que Madalena integra atualmente a microrregional de saúde de   Canindé, no entanto, esse fato não nos dava a obrigatoriedade de optar pelo   município. Portanto, resta aguardar as medidas que serão tomadas pelo   hospital de Canindé com relação ao atendimento aos pacientes de Madalena, e   dependendo do desenrolar dos fatos, o município de Madalena através dos   poderes executivo, legislativo e a sociedade civil organizada encontrará uma   solução tranqüila junto ao Governo do Estado para resolver possíveis   impasses. Uma coisa é certa: o povo de Madalena não ficará à míngua, disso eu   tenho certeza.
 
 A postura do Frei, após o processo de escolha da cidade sede do HRSC nos dá   cada vez mais a convicção de que Madalena fez a melhor opção ao votar em   Quixeramobim, tendo em vista que o comportamento antidemocrático e vingativo   do Frei se assemelha ao do prefeito daquele município.
 
 Como católico que sou, assim como a grande maioria da população de Madalena,   que é devota de São Francisco, sinto-me decepcionado com a reação   intempestiva e vingativa de alguém que tem a missão de não apenas dirigir o   hospital de Canindé, mas também de conduzir a Igreja de São Francisco, que   foi exemplo de humildade”.
 |  |       | 
 |       | Postado por: Jornalismo - SMC 
 
 
 Vereadores de Madalena repudiam atitude do Frei Jose Amilton do Santos, com relação ao atendimento medico da População de Madalena.  
 Vereadores de Quixeramobim se solidarizam com a população de Madalena e oferecem atendimento no Hospital Dr. Pontes Neto e ate  suas próprias residências para hospedar a população de Madalena em Quixeramobim.
   EMAIL ENVIADO AO ARCEBISTO DO ESTADO DO CEARA   Revmo. Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques  
 Estou enviado em anexo para V. Excelência na integra a matéria da qual eu tomei conhecimento sobre o destempero do Pároco e presidente da Sociedade Hospitalar São Francisco, de Canindé, Frei João Amilton dos Santos. Eu acho que não é a forma de nós Madalenenses sermos tratados pelo um gestor de saúde e muito menos pelo um representante da igreja católica da qual eu faço parte. 
 vale  salientar que todos os atendimentos realizados pela Sociedade  Hospitalar São Francisco são inteiramente pagos pelo SUS, já que a  referencia de Madalena é aquele hospital. 
 Atenciosamente, 
 FCO GIOVANI SEVERO – PORTAL Madalenaweb.com |  |  |  |  |  |  |  |  | 
Nenhum comentário:
Postar um comentário