| Postado por: Jornalismo - SMC
   | 
       | 
 
 
 
   | 11/05/2011   Mágoa
 Pároco de Canindé cria polêmica sobre escolha de sede do HRSC
 
 “É bom   que a população de 18.085 habitantes (de Madalena) já comece a se acostumar   com a estrada para Quixeramobim” diz religioso de Canindé.
 
 O Pároco e presidente da Sociedade Hospitalar São Francisco, de Canindé, Frei   João Amilton dos Santos, está inconformado com a escolha do município de   Quixeramobim para sediar o Hospital Regional do Sertão Central. O religioso   participou de um programa de rádio numa emissora de Canindé na manhã da   terça-feira, 10, onde o principal alvo foi o município de Madalena, através   do Executivo e do Legislativo municipal, que votaram no município de   Quixeramobim, em detrimento às pretensões de Canindé de sediar o equipamento   a ser construído pelo Governo do Estado.
 
 Segundo informações do blog da Rádio Jornal de Canindé, (http://jornalismo540.blogspot.com), Frei Amilton teria afirmado que o “atendimento   aos pacientes de Madalena a partir de hoje terão critérios”, que serão   estabelecidos pelo Conselho Hospitalar do Hospital São Francisco. “Sou o   presidente da Sociedade Hospitalar São Francisco e agora vamos exigir   respeito pelo nosso trabalho na região’’, enfatizou o Frei, que justifica seu   descontentamento por Canindé não ter obtido os votos da Câmara e do Prefeito   de Madalena. “Todas as questões relacionadas aos atendimentos de urgência,   emergência, hemodiálise, exames, saúde preventiva de Madalena são feitos em   Canindé”, afirmou o Frei.
 
 O religioso foi enfático ao afirmar que pacientes oriundos do município de   Madalena não terão atendimento prioritário naquela unidade de saúde: “as   causas de saúde da cidade (Madalena) ficarão para último plano. Não irei   admitir esse tipo de tratamento”.
 
 Em sua fala, o franciscano se diz traído e demonstra rancor, na forma de   ameaça à população de Madalena: “É bom que a população de 18.085 habitantes   de Madalena já comece a se acostumar com a estrada para Quixeramobim, porque   em Canindé só em último caso” disse.
 
 Na manhã desta quarta, 11, o assessor de comunicação da Prefeitura de   Madalena, Chico Almir, publicou em seu blog uma nota de repúdio ao   posicionamento do franciscano, que optamos por publicar na íntegra:
 
 “Abro mão neste momento da condição de responsável oficial pela Comunicação   Social da Prefeitura de Madalena, para falar como simples cidadão   madalenense, cristão e temente a Deus, assim como os demais 18.087 habitantes   do município que estão ameaçados de retaliações por parte do Frei João   Amilton dos Santos, que além da igreja, comanda o hospital de Canindé.
 
 Segundo foi publicado na imprensa de Canindé, o religioso declarou estar   revoltado com as autoridades de Madalena e com o Conselho de Saúde, que   optaram pela construção do HRSC em Quixeramobim. Em tom de revolta o Frei   afirmou que serão tomadas medidas drásticas e que pacientes de Madalena só   serão atendidos em último caso, e que estes deverão procurar o caminho de   Quixeramobim.
 
 Somos sabedores que Madalena integra atualmente a microrregional de saúde de   Canindé, no entanto, esse fato não nos dava a obrigatoriedade de optar pelo   município. Portanto, resta aguardar as medidas que serão tomadas pelo   hospital de Canindé com relação ao atendimento aos pacientes de Madalena, e   dependendo do desenrolar dos fatos, o município de Madalena através dos   poderes executivo, legislativo e a sociedade civil organizada encontrará uma   solução tranqüila junto ao Governo do Estado para resolver possíveis   impasses. Uma coisa é certa: o povo de Madalena não ficará à míngua, disso eu   tenho certeza.
 
 A postura do Frei, após o processo de escolha da cidade sede do HRSC nos dá   cada vez mais a convicção de que Madalena fez a melhor opção ao votar em   Quixeramobim, tendo em vista que o comportamento antidemocrático e vingativo   do Frei se assemelha ao do prefeito daquele município.
 
 Como católico que sou, assim como a grande maioria da população de Madalena,   que é devota de São Francisco, sinto-me decepcionado com a reação   intempestiva e vingativa de alguém que tem a missão de não apenas dirigir o   hospital de Canindé, mas também de conduzir a Igreja de São Francisco, que   foi exemplo de humildade”.
 | 
 |  | 
 
 
 Vereadores da Câmara  Municipal de Madalena, repudiaram na sessão do ultimo dia 14  atitude do Pároco e presidente da Sociedade Hospitalar São Francisco, de Canindé, Frei João Amilton dos Santos. 
 
 Vereadores de Quixeramobim comparecem a sessão da Câmara Municipal de Madalena, e se solidarizam com a população de Madalena, oferecendo atendimento Hospitalar em Quixeramobim e oferecem suas residências para abrigar o povo de Madalena, no atendimento no Hospital  Dr Pontes Neto.
 | 
Nenhum comentário:
Postar um comentário