Sertão Central apresenta hoje maior queijo do mundo
A região do Sertão Central está movimentada este fim de semana com o Festleite e a Expocece 
  Uma  tonelada. Pecuaristas, empresários e técnicos acompanham hoje o  prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior, na abertura do Festival do  Leite, o Festleite, e da VI Feira de Agronegócios, Artesanato, Indústria  e Comércio de Quixeramobim (FAICQ)batendo mais um recorde mundial. Pela  primeira vez, após cinco edições do festival especial, o maior queijo  de coalho do mundo deve superar a marca dos mil quilos. Antes da  aferição oficial, na presença do público, o enorme queijo desfila pelas  ruas.
Segundo  o analista do Sebrae, Iomar Batista, dessa vez realmente devem atingir  os mil quilos. O queijo já está pronto. Começou a ser produzido no  último sábado. Mais de 20 profissionais trabalharam no preparo. Por  precaução, utilizaram mais de 11 mil litros de leite. Este ano não há  como não ultrapassarem a primeira tonelada. Ele ressaltou não existir  preocupação com a marca. Trata-se apenas de uma satisfação pessoal, de  todos os envolvidos nesse processo. Afinal, Quixeramobim é o maior  produtor de leite bovino do Estado. São mais de 120 mil litros por dia.
Além  dos produtores de Quixeramobim, pequenos pecuaristas de Quixadá buscam  um feito inédito. Eles se consideram os maiores produtores de leite de  cabra da região. Desde 2009 produzem o maior queijo nessa especialidade.  Na última edição da Exposição de Caprinos e Ovinos do Estado do Ceará  (Expocece) eles alcançaram a marca de 170 quilos. Este ano pretendem  superar 200 quilos. A apresentação será no próximo sábado, no  encerramento da XXXIV Expocece. Mas até lá serão realizados leilões,  desfiles, escolha da Miss Expocece, apresentações culturais e musicais à  noite. Os moldes são os mesmos na cidade vizinha, onde também serão  escolhidas a Rainha do Município, e as misses Fest Leite e FAICQ.
Os  negócios também ganham destaque. Pelas estimativas da articuladora  regional do Sebrae, Wilma Ferreira, os eventos realizados  simultaneamente nas duas maiores cidades da região devem movimentar  aproximadamente R$ 1,5 milhões. Nesse caso os números mais expressivos  são para Quixadá. A feira, idealizada e organizada pela Acocece, é uma  das maiores do Estado. Caprinos e ovinos de qualidade vão a leilão até o  próximo sábado. A abertura da Expocece foi na noite de ontem.
O  Fest Leite, a FAICQ e a Expocece contam com o apoio do Sebrae. Segundo a  técnica, o objetivo é impulsionar ainda mais o desenvolvimento regional  estimulando a produção e comercialização das potencialidades locais. Ao  mesmo tempo, o Sebrae almeja a consolidação de todos os setores. 
MAIS INFORMAÇÕES
Sebrae Quixeramobim
(88) 3441.1264/
Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Estado do Ceará (Acocece):
(88) 3442.5122
(88) 3441.1264/
Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Estado do Ceará (Acocece):
(88) 3442.5122
Alex Pimentel
FONTE:Diário do Nordeste
FONTE:Diário do Nordeste
 
 
  					 			
Nenhum comentário:
Postar um comentário