Casa de Câmara e Cadeia recebe restauro
MAIS INFORMAÇÕES
Câmara Municipal de Quixeramobim (88) 3441 0043
FONTE DIARIO DO SERTÃO CENTRAL
Quixeramobim > A Câmara de Vereadores deste Município está realizando serviços de manutenção e limpeza nas instalações prediais de um dos monumentos mais antigos do Interior do Ceará, a Casa de Câmara e Cadeia. O imóvel foi tombado no dia 9 de fevereiro de 1972 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio histórico nacional. As instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias também passam por revisão.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Carlos Roberto Mota Almeida, foi necessário solicitar autorização ao Iphan para realização dos serviços. A pintura geral deve ser mantida, preservando a originalidade do prédio. O custo total das obras gira em torno de R$ 18 mil. Os recursos são do tesouro municipal. Os serviços devem estar concluídos ainda este mês, destacando ainda mais a edificação no entorno histórico do Centro desta cidade.
De acordo com a historiadora e professora Gilmara Araújo Marques de Oliveira, o equipamento é uma construção do século XIX remanescente do Brasil Colônia, tendo volume de predominância cúbica e telhado baixo, de quatro águas, em cuja composição fundem-se de gosto popular com indícios, embora tardios, de influencia oriental, característica da arquitetura luso-brasileira antiga.
Iniciados em 1818, os trabalhos de construção da Casa especial foram concluídos em 1856, quando passou a sediar os poderes executivo e legislativo do Município. No andar térreo funcionou a antiga cadeia pública e, sob um alpendre, no alto da escadaria de dois lances que dá acesso ao pavimento superior, um sino de bronze funcionou até o final dos anos 50, para chamar o povo para ás sessões da Câmara e do tribunal do júri. Hoje, as sessões do legislativo são realizadas nas tardes das quartas-feiras, a partir das 14 horas. As badaladas também anunciavam os horários de expediente do comércio local.MAIS INFORMAÇÕES
Câmara Municipal de Quixeramobim (88) 3441 0043
FONTE DIARIO DO SERTÃO CENTRAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário