O   prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior, comemora o fortalecimento  da  pecuária no município que é hoje a maior bacia leiteira do Estado.  Há  cinco anos Quixeramobim produzia diariamente 50 mil litros de leite e   atualmente produz 130 mil litros, um aumento de 160%.
 
 
 
 
 O salto na  produção, segundo o gestor, deve-se a implementação de  políticas  públicas voltadas para o setor. Ações como o programa de  melhoramento  genético implantado pela Prefeitura Municipal de  Quixeramobim e a  realização de eventos que incentivam a pecuária  leiteira, como a FERBOI –  Feira Agropecuária do Sertão Central, e o  FEST LEITE - Festival do  leite de Quixeramobim, são fundamentais para o  fortalecimento da  atividade, além de investimentos do setor privado. 
 Uma  demonstração da liderança do município na pecuária leiteira é a   fabricação do maior queijo tipo coalho do mundo, que acontecerá no V   FestLeite, dentro das comemorações do aniversário do município, no   período de 11 a 13 de agosto, das 18 às 23:30h, na Praça da Matriz de   Santo Antonio.  
 Em 2007, o primeiro queijo  apresentado no FestLeite alcançou a marca de  320 Kg, superando o feito  da cidade de Cárceres, no Mato Grosso, que  pesou 230 Kg. No ano  seguinte, 2008, os produtores bateram o recorde  mundial de 718 Kg,  pertencente até então aos holandeses. Em 2009, o  queijo quixeramobiense  atingiu 760,5 Kg. Em 2010, o município bateu o  seu próprio recorde e  produziu, com 10 mil litros de leite, um queijo  de coalho com 910,5  quilos. A expectativa é que neste ano o recorde  seja novamente quebrado.
 No  mesmo período de realização do FestLeite será realizada a VI Feira  de  Agronegócios, Artesanato, Indústria e Comércio de Quixeramobim  (FAICQ). A  realização é do Escritório Regional do SEBRAE-CE no Sertão  Central e  conta com o apoio do Sistema Maior de Comunicação, Prefeitura  Municipal  de Quixeramobim e Governo Federal, dentre outros.
                                              FONTE: Jornalismo - SMC
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário