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terça-feira, 5 de julho de 2011

CORRUPÇÃO

por Julieta Brontée

 
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

PR e PMDB teriam recebido R$ 12 milhões!

Da Agência Estado

BRASÍLIA (AE) - As investigações do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público Federal (MP) em obras suspeitas de superfaturamento flagraram um caso emblemático na BR-174, na região de Roraima e Amazonas, redutos de parte da cúpula do PR, partido do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. As empreiteiras da obra superfaturada irrigaram as campanhas eleitorais do PR e do PMDB, ano passado, com R$ 12 milhões.

Um acórdão do TCU, aprovado em setembro passado, aponta indícios de sobrepreço nas obras da BR-174 no valor de R$ 24,5 milhões. A investigação foi feita em cima de R$ 282 milhões destinados à rodovia - total empenhado a partir do início da obra até junho de 2010. O MP, paralelamente ao trabalho de fiscalização do TCU, investiga as doações das vencedoras da licitação ao ministro Alfredo Nascimento (candidato ao governo do Amazonas), ao senador Romero Jucá (PMDB), ao tucano Anchieta Júnior (candidato ao governo de Roraima) e ao deputado Luciano Castro PR).

No total, as quatro empreiteiras - Via Engenharia, Delta Construções, CMT Engenharia e Engesa (do consórcio Seabra-Caleffi) - doaram aos então candidatos e/ou aos seus partidos R$ 12,1 milhões durante a campanha eleitoral do ano passado. A principal doadora é a Via Engenharia, que também fez doações em nome de seu diretor, o empresário José Celso Valadares Gontijo, investigado na Operação Caixa de Pandora da Polícia Federal. A empresa doou R$ 9 milhões aos quatro candidatos e/ou aos seus partidos. O mais beneficiado foi o PMDB, que recebeu R$ 5,8 milhões (sendo R$ 1,3 milhão somente ao diretório de Roraima, comandado por Romero Jucá). Os demais candidatos receberam, em média, R$ 1 milhão da empreiteira.

Ainda segundo o TCU, somente a compra de materiais como cimento e aço em Manaus, ao invés de Boa Vista, teria elevado o orçamento da obra em R$ 6,2 milhões. Diante dessas falhas, o TCU pediu - e aguarda até hoje - os esclarecimentos da Secretaria de Infraestrutura de Roraima e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), vinculado ao Ministério dos Transportes. De 2003 a 2010, foram destinados R$ 284,7 milhões para a BR-174, segundo dados do Ministério dos Transportes. A dotação para a obra prevista para 2011 no Orçamento da União é de R$ 458,8 milhões, favorecendo Amazonas e Roraima.

FONTE: Julieta Brontée

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