Prefeito afastado e mais 13 estão presos em Fortaleza
Nove pessoas acusadas de envolvimento no caso se  apresentaram espontaneamente à Polícia, ontem, na Delegacia de Capturas.  Prefeito afastado e vice se apresentaram nos Bombeiros. Outros três já  estavam presos
Prefeito e vice-prefeito de Senador Pompeu está detidos na sede do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (DEIVYSON TEIXEIRA)                                                       
Até  o início da noite de ontem,  14 pessoas acusadas de envolvimento em esquema de  fraudes de licitações  no município de Senador Pompeu já estavam presas. Desse  total, nove se  apresentaram espontaneamente à Polícia durante o dia de ontem, na   Delegacia de Capturas (Decap). O prefeito afastado, Antônio Teixeira  (PT) e o  vice-prefeito, Luís Flávio Mendes de Carvalho (PT), se  apresentaram na noite da  última quarta-feira no quartel do Corpo de  Bombeiros, onde se encontram  detidos.
Os nove presos que  se apresentaram ontem são: Robério Barbosa Lima,  Francisco Adriano da  Costa Sousa, Tarcísio de Sousa Cavalcante, Miguel Alves de  Almeida,  Paulo Antônio Nogueira Júnior, Aila Maria Jorge Holanda, Antônia   Eremita Teixeira de Oliveira, Lígia Gardênia Magalhães e José Cristiano   Vitoriano Costa. 
Outros dois acusados de envolvimento no  caso, Rodrigo  Barbosa Menezes e José Felismino de Sousa Neto, já  haviam sido presos,  respectivamente, no município de Madalena e em  Fortaleza. Eles também estão  detidos na Decap.
Além deles, o  empresário Raimundo Morais Filho, o  Moraisinho, também apontado pelo  Ministério Público Estadual de estar envolvido  no caso, já estava preso  há 45 dias. No último dia 21, ele teve nova prisão  preventiva  decretada pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE).
Dentre  os  detidos, sete possuem curso superior e estão em celas especiais.  Segundo o  titular da Decap, delegado Tarcísio Coelho, “na hora que  abrirem vagas nos  presídios cearenses, os presos serão transferidos”.  “A gente não tem estrutura  para abrigá-los aqui. Talvez na semana que  vem eles sejam encaminhados para os  presídios”, disse o delegado.
O POVO  apurou que o prefeito afastado e o  vice-prefeito estão detidos em uma  cela improvisada para recebê-los como presos  da Justiça no Corpo de  Bombeiros, conforme decisão judicial. Originalmente, o  local seria  utilizado pelo oficial de dia.
O advogado de defesa de  Teixeira,  do vice-prefeito e de outros cinco envolvidos, Hélio Leitão,  afirmou que está  convencido de que o pedido de habeas corpus impetrado  no Superior Tribunal de  Justiça (STJ) para o prefeito afastado e seu  vice será concedido. “Os mandatos  de prisão se basearam em meras  suposições” alegou Leitão, acrescentando que  Teixeira sempre colaborou  com as investigações da Polícia.
Expulsão do  PT
A  prefeita de Fortaleza e presidente estadual do PT, Luizianne Lins,   afirmou, durante almoço no Marina Park Hotel, que a sigla vai convidar o   prefeito afastado e o quadro de equipe que “porventura esteja passando  por algum  tipo de denúncia” para conversar.
De acordo  com ela, a comissão de  Sindicância aberta pelo partido para apurar as  denúncias vai apresentar um  relatório da visita realizada a Senador  Pompeu, na próxima quarta-feira, na  reunião da executiva estadual do  PT. “Essa comissão é uma instância anterior a  uma comissão de ética.  Ela faz um julgamento e aí prossegue ou não a comissão de  ética”,  disse.
NÚMEROS 
14
PESSOAS
Já foram presas no suposto esquema de corrupção em Senador Pompeu
17
PESSOAS 
Ainda estão foragidas desde o dia 21 de junho, quando a operação foi deflagrada
PARA ENTENDER 
Domingo (19/06) Prefeito de Senador Pompeu, parte de seu secretariado e alguns funcionários municipais fogem em ônibus alugado. 
Terça-feira (21/06)  O desembargador Darival Bezerra decreta a prisão de 31 pessoas envolvidas em esquemas de fraudes de licitações no município.
Quinta-feira  (23/06) Preso , em Madalena, Rodrigo Barbosa de Menezes, primeiro acusado de envolvimento no caso.
Terça-feira (28/06) O secretário de comunicação do município, José Felismino Souza Neto é preso em Fortaleza.
Quarta-feira (29/06) Prefeito foragido e vice-prefeito se apresentam no Corpo de Bombeiros.
Quinta-feira (30/06) Outros nove envolvidos se entregam espontaneamente à Polícia.
FONTE JORNAL O POVO
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário