PT pede criação de CPI para investigar partido de Kassab
Petistas teriam de obter 19 assinaturas para protocolar pedido; iG revelou ontem que até mortos assinam ficha de criação do PSD
 
       Foto: AE Ampliar   
Para instalar CPI, presidente municipal do PT teria de recolher ao menos 19 assinaturas
O vereador Antonio Donato, presidente municipal do PT de São  Paulo, vai requerer a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito  (CPI) para investigar o suposto uso da máquina para viabilizar a  formação do PSD, partido do prefeito Gilberto Kassab.
No requerimento, Donato alega que Kassab e funcionários da prefeitura  paulistana podem ter cometido crime de improbidade administrativa além  de desrespeitar a legislação eleitoral.
O pedido de investigação toma por base a notícia de que servidores da  prefeitura teriam sido recrutados para coletar assinaturas em apoio à  criação do novo partido. Para que o PSD seja formalizado, serão  necessárias pelo menos 500 mil subscrições.
O iG revelou na última segunda-feira que a Justiça Eleitoral pediu abertura de um inquérito policial  para investigar suspeitas de fraude na coleta de assinaturas para a  criação do novo partido. As irregularidades foram detectadas em  municípios de Santa Catarina. No dia seguinte, o jornal O Estado de S.Paulo noticiou que prefeitura estaria pedindo a servidores para que recolham subscrições para a fundação da sigla. A reportagem baseou-se em uma mensagem eletrônica supostamente enviada por uma servidora acionada para o trabalho.
Na tarde de ontem, o noticiário sobre o assunto foi reforçado após o iG revelar que até mesmo mortos constam da lista de assinaturas apresentadas à Justiça de Santa Catarina. O prefeito nega as irregularidades.
 Donato precisa de pelo menos 19 assinaturas para protocolar o pedido  de CPI. Nesse caso, o requerimento entraria em uma fila já que  atualmente existem duas comissões em andamento na Câmara. Para conseguir  viabilizar imediatamente a CPI, o vereador precisa de 29 assinaturas. A  bancada do PT na Câmara de São Paulo é de 11 v
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário