“O PSD, partido em construção articulado pelo prefeito de São  Paulo, Gilberto Kassab, precisa conseguir seu registro na Justiça  Eleitoral até o dia 7 de outubro para participar das eleições de 2012.  Esta é a data limite imposta pelo calendário eleitoral aprovado pelo  Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A escolha da data tem ligação com o primeiro turno das eleições de  2012, que ocorre exatamente um ano depois. O dia 7 de outubro também é a  data limite para que candidatos interessados em concorrer ao pleito  estejam filiados ao partido, dentro do domicílio eleitoral da cidade em  que vão concorrer.
Para a criação do PSD, os interessados devem apresentar ao TSE uma  lista com cerca de 490 mil assinaturas de apoio, o que corresponde a  0,5% dos votos válidos para deputado federal em 2010. As assinaturas  devem vir de pelo menos um terço das unidades da Federação.
Outra regra imposta pela legislação eleitoral é que as listas de  assinaturas de cada estado devem conter pelo menos 0,1% dos votos  válidos computados localmente nas últimas eleições. Quando a lista for  entregue, o TSE coloca o assunto em regime de urgência.
O calendário aprovado hoje pelo TSE também determina que, a partir do  dia 1º de janeiro de 2012, os institutos de pesquisa são obrigados a  registrar seus levantamentos. Na mesma data, a administração pública  fica proibida de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente,  exceto em casos especiais. Os eleitores interessados em pedir registro  ou transferência da cidade em que votam têm até o dia 9 de maio para  fazê-lo.
As convenções para escolha dos candidatos podem ser realizadas entre  os dias 10 e 30 de junho. Os registros dos candidatos podem ser feitos  até o dia 5 de julho. No dia seguinte, fica liberada a propaganda  eleitoral, mas a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV só  começa no dia 21 de agosto.”
FONTE: Agência Brasil
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário