“Quatro pessoas já foram presas na Operação “Caça Fantasma”,  que investiga esquema de fraudes em licitações envolvendo empresas  fantasmas nos municípios de Santana do Acaraú, Tianguá e Ubajara.
Entre os presos está Gilberto Moita Filho, filho do ex-prefeito de  Tianguá, Gilberto Moita. Também foram presos Manuel Messias Rodrigues,  Ronaldo Teixeira dos Santos e Jean Carlos Aguiar.
Vitor Castro Moita, que também é filho do ex-prefeito de Tianguá,  está foragido. A Polícia ainda está à procura de José Auricélio Vidal  Junior, presidente da comissão de licitação de Santana do Acaraú e irmão  do secretário de Educação do município. Segundo o Ministério Público,  Auricélio deve se entregar a qualquer momento.
O esquema
Segundo informações do promotor Ivo Pereira Pinheiro, as  investigações do Ministério Público apuraram a existência de duas  empresas fantasmas, com sede em Ubajara, que atuavam nas cidades de  Santana do Acaraú, Itapipoca, Acopiara e Acaraú. Segundo o promotor,  ainda está sendo investigada a atuação em outros municípios.
Foram cumpridos mandados de busca e aprensão na Comissão de Licitação  da Prefeitura de Santana do Acaraú, onde foram encontrados contratos de  licitação fraudulentos, licitações em branco e até documentos com  instruções de como fraudas licitações. 
Conforme o promotor, foram desviados pelo menos R$ 3,5 milhões, mas com o material apreendido, o número deve aumentar.  
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa  Social (SSPDS), ao todo, foram expedidos 16 mandados de busca e  apreensão. Cerca de 50 policiais estão envolvidos na operação.”
FONTE (O POVO ONLINE)
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário